Alimentação balanceada, ingestão de líquidos e uma prática regular de qualquer atividade física são essenciais o ano inteiro. Na época mais quente do ano, perde-se muito líquido pela transpiração, por isso é de fundamental importância o consumo de aproximadamente 2 litros ou 8 copos/ dia entre as refeições. Lembre-se que a sede é sinal de desidratação, por isso não espere sentir sede para beber água. Valem aqui, além da própria água mineral, água de côco, chás e sucos naturais de preferência sem açúcar. Evite refrigerantes e sucos industrializados, pois contêm muito açúcar e conservantes. A água de côco é nota 10 para enfrentar os dias quentes de verão. É rica em sais minerais e repõe os eletrólitos perdidos no suor.
É importante também seguir algumas dicas:
Não pule nenhuma refeição! Café da manhã, almoço e janta são essenciais, assim como os lanches. Nessa época, quando o calor é mais intenso, sentimos menos fome, pois nosso organismo necessita de menos energia para as atividades diárias. Mas não deixe de se alimentar a cada 3 horas, para que seu organismo não estoque energia na forma de gordura.
Comece as refeições preferencialmente com saladas cruas.
Consuma alimentos ricos em betacaroteno, que auxilia na formação da melanina, protegendo a pele dos raios UV e ativando o bronzeado. São eles: cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga, laranja entre outros. Para turbinar o efeito do bronzeado, é necessário consumir estes alimentos pelo menos 15 dias antes da exposição ao sol, e manter a ingestão durante todo o verão.
Prefira carnes magras (assadas, refogadas ou cozidas). Evite frituras e carnes gordas. Estes alimentos dificultam a digestão.
Consuma queijos magros, leite e iogurtes desnatados ou de soja.
Evite o consumo de maionese nessa época do ano, pois contém ovos crus, foco de contaminação de bactérias, o que pode ocasionar diarréia entre outros sintomas e doenças mais graves.
Aumente o consumo de fibras, ingerindo frutas e verduras cruas, cereais integrais (centeio, arroz integral, aveia). Esse aumento do consumo de fibras evita a constipação (prisão de ventre).
Ao escolher entre frutas e sucos naturais, prefira as frutas frescas, já quem contêm fibras e dão mais saciedade.
Lave bem verduras, legumes e frutas, utilizando água filtrada ou fervida. Eles podem ser mantidos durante uma hora em uma mistura contendo água e algumas gotas de hipoclorito de sódio, enxaguando adequadamente após decorrido o tempo.
Prefira sorvetes ou picolés à base de frutas, pois são menos calóricos. Uma boa opção é o frozen yogurt (0% de gordura) sem coberturas, caldas ou guloseimas.
Cuidado com a desidratação! A ingestão inadequada de líquidos juntamente com a transpiração excessiva podem levar a um quadro de desidratação grave. Crianças merecem uma atenção especial, por isso devem ser oferecidos aproximadamente 4 copos de água diariamente, mesmo que a criança não peça.
Pratique atividade física, de preferência ao ar livre – caminhadas, hidroginástica, natação. Porém, não esqueça da hidratação!
...APROVEITE O VERÃO E DIVIRTA-SE!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário