sábado, 11 de fevereiro de 2012
MAÇÃ
1.Por que a fruta é tão recomendada por especialistas em saúde e nutrição?
Justamente pela grande quantidade de vitaminas e minerais, e de várias outras substâncias essenciais para a prevenção de doenças, inclusive alguns tipos de câncer. Possui também propriedades antioxidantes.
2.Quais nutrientes a maçã reúne? É uma das frutas mais completas que existe?
A maçã contém grande quantidade de vitaminas, como as do complexo B, C, E e pró-vitamina A. Contém também minerais como ferro, potássio e fósforo.
A maçã apresenta, em sua composição, grande quantidade de fibras e pectina. Isso faz com que esta fruta seja uma grande aliada no processo de emagrecimento, já que as fibras dão a sensação de saciedade e a pectina reduz a absorção do açúcar, diminuindo a quantidade de gordura armazenada pelo corpo. A pectina também auxilia na manutenção dos níveis de colesterol, diminuindo o risco de infarto e também protege a mucosa intestinal.
O ideal é consumir a fruta com casca, pois é nela que se encontra grande concentração de vitaminas e minerais.
3.Com o consumo diário esses efeitos benéficos são potencializados?
Sim. Na realidade, o ideal é comer 1 maçã por dia. Estudos têm mostrado que o consumo regular de maçã ajuda a retardar o envelhecimento da pele. Tem poucas calorias, uma média de 63 kcal para 100g da fruta.
4.A cor da casca (vermelha ou verde) influencia na quantidade e nos tipos de nutrientes?
Não. A maçã verde é mais ácida que a vermelha, que é mais adocidada. As diferenças são mínimas em termos de quantidade de nutrientes.
5.Comer maçã sem a casca faz com que a pessoa perca em benefícios?
Com certeza haverá perda dos benefícios, pois grande parte das vitaminas e minerais e outros compostos importantes contidos nesta fruta, estão presentes na casca. Como hoje em dia, muitos agrotóxicos são utilizados, as pessoas têm receio de consumir a casca das frutas. Havendo uma boa higienização, podemos aproveitar todos os benefícios trazidos pelo consumo regular desta fruta. O ideal é lavar em água corrente, utilizando uma escovinha para retirar os resíduos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário