TERCEIRA SEMANA: A importância da insistência
Tarefa: tentar compreender melhor questões ligadas à compulsão alimentar e como retornar à dieta caso tenha saído por algum motivo.
Não é porque você cometeu um deslize que tudo está perdido. Se exagerou no almoço, coma menos no jantar.
Se você teve um dia difícil, converse sobre os problemas que o afligem. Isso é mais inteligente do que tentar curar as mágoas comendo uma caixa de bombons ou uma pizza inteira.
Quando for a um almoço com amigos ou parentes, mantenha o que tem praticado em casa. No churrasco, comece pela salada e prefira as carnes magras.
Em festas infantis, rejeite frituras e refrigerantes. Deixe para se servir quando o garçom passar com bandejas de salgadinhos assados. Assim, na hora do parabéns, você poderá comer um pedaço de bolo sem culpa.
Em período pré-menstrual ou quando estamos sob stress, a tendência é descontar a ansiedade na comida. Se estiver diante de um prato delicioso, controle a avidez e coma calmamente. Enquanto mastiga, vá tentando decifrar os temperos e sabores de cada ingrediente. Ao final da refeição, você estará satisfeita e conseguirá resistir à tentação de repetir o prato.
Alguns alimentos são mais viciantes do que outros e por isso devem ser consumidos com parcimônia. Reparou que é impossível parar na primeira batata frita ou no primeiro punhado de pipoca? Se possível, mantenha-se a milhas de distância de alimentos gordurosos ou doces, pois eles despertam o desejo de “quero mais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário