ANTES DO EXERCÍCIO EVITE O JEJUM...
Treinar sem estar alimentado pode causar hipoglicemia (queda no nível de glicose no sangue), enjoo, tontura e até desmaio.
Meia hora antes da atividade física, faça um lanche leve, rico em carboidrato. Uma opção leve e nutritiva é a combinação de granola com frutas. Outro cuidado, desta vez para evitar o perigo de indigestão, é fazer as refeições principais, como almoço e jantar, apenas de duas horas e meia a três horas antes de se exercitar.
...E HIDRATE-SE!
Beber pouco líquido antes do exercício diminui seu rendimento e deixa você mais cansado do que o habitual. Pesquisas mostram que a falta de água no corpo prejudica não apenas a performance mas também a concentração do atleta.
Beba de meio litro a 1 litro de líquido de duas a três horas antes do exercício, para que o excesso seja eliminado na urina. Na última hora, tome apenas 150 a 300 mililitros. Mantenha o corpo bem hidratado também durante o esforço. Se vai se exercitar por no máximo uma hora, beba 1 copo d'água a cada 20 minutos. Durante exercícios de alta intensidade ou que durem mais de 1 hora, opte por bebidas isotônicas, que hidratam e repõem nutrientes perdidos com o suor.
E ALIMENTE-SE BEM APÓS O EXERCÍCIO!
Receber uma bomba de gorduras ruins, corantes e outros ingredientes artificiais é a pior coisa que seu corpo espera depois do desgaste da atividade física. O organismo precisa de nutrientes saudáveis para se recuperar. Comer errado engorda e propicia a perda de massa magra!
Junte no prato o carboidrato da massa (recupera a energia), a proteína do peixe, carne ou frango (repara as fibras musculares) e os antioxidantes das hortaliças e dos legumes (que impedem a oxidação das células sobrecarregadas pelo esforço). Arremate com uma fruta fresca.
Fonte: Revista Men's Health
Nenhum comentário:
Postar um comentário